FAQs - Certificado A3 - Cartão/Token

Categoria destinada a esclarecer dúvidas referente ao certificado A3 (Token e Cartão)

1) Verifique se em seu computador já foi instalado o programa Safesign ou Safesign IC.

Se a resposta for sim, ele deve ser desinstalado para que a versão mais recente disponível em nosso site possa ser instalada.

2) Caso não encontre o programa Safesign, faça a instalação seguindo as instruções clicando em SUPORTE /  INSTALE AQUI

Faça o seguinte procedimento:

1) Clique no menu iniciar, todos os programas, localize a pasta safesign Standard, e clique 2 vezes no icone SafeSign IC.

2) Em Token, clique 1x em seu certificado e clique em Listar de Objetos do Token.

3) Clique 1x no certificado que aparece com o seu nome e no menu do lado direito clique em "Registrar no Windows"

4) Insira a senha PIN e confirme o registro.

5) Tente acessar novamente o e-CAC - https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

O Utilitário de Administração de Token SafeSign IC permite desbloquear quando este está bloqueado.
Note que o item Desbloquear PIN só estará disponível quando o PIN estiver bloqueado. Se não for o caso, o item aparecerá inativo.

Para desbloquear o PIN, selecione Desbloquear PIN do menu Token.

Insira o PUK, um novo PIN e confirme o novo PIN.
Apenas quando inserir o PUK correto e o novo PIN coincida com a respetiva confirmação, preenchendo os requisitos de tamanho do PIN, o botão OK ficará disponível.
Clique OK para desbloquear o PIN.

Abra o Safesign IC e clique no botão Configurações (engrenagem).

Clique em Configurar Firefox. Selecione a Versão instalada e clique no botão Instalar.

Após a instalação reinicie o computador e tente acessar o e-CAC com o Firefox.

No SafeSign na tela inicial o aplicativo irá listar o dispositivo conectado em “Nome do Token ou leitor”, certifique se que sua mídia esteja listada.

1. Com seu certificado conectado, acesso o menu lateral direito na opção “Gerenciar PIN/PUK”.
2. A tela seguinte irá trazer a opção de alterar o PIN ou PUK escolha a desejada.
Obs:  Para fazer a alteração sempre será solicitada a senha atual e a nova senha.

Atenção:

Caso a senha atual venha a ser digitada incorretamente 3 (três) vezes a mesma será bloqueada, tendo a necessidade de utilização da Senha PUK para desbloquear a senha PIN

Não é possível fazer o desbloqueio da senha PUK caso venha a ocorrer.