FAQs - Todas as FAQs

1) Verifique se em seu computador já foi instalado o programa Safesign ou Safesign IC.

Se a resposta for sim, ele deve ser desinstalado para que a versão mais recente disponível em nosso site possa ser instalada.

2) Caso não encontre o programa Safesign, faça a instalação conforme as instruções recebidas no e-mail recebido.

Nesse e-mail você encontrará links para os nosso manual de instalaçao do Safesign, senha de levantamento e orientação de como realizar sua cópia de segurança.

Sim. No computador onde foi emitido o certificado através do programa Safesign você poderá exporta-lo para que seja gerado um arquivo PFX.

Esse arquivo PFX poderá ser importado em outros computadores e em programas de emissão de NFe

No menu SUPORTE/Instale Aqui existe um link para o manual de Exportação e Importação do certificado A1.

Não.  Só é possível realizar o procedimento uma única vez.

No computador onde foi emitido o certificado através do programa Safesign você poderá exporta-lo para que seja gerado um arquivo PFX.

Esse arquivo PFX poderá ser importado em outros computadores e em programas de emissão de NFe

No menu SUPORTE/Instale Aqui existe um link para o manual de Exportação e Importação do certificado A1.

A senha de gerenciamento foi digitada de forma incorreta.

 

Siga o passo-a-passo do nosso Manual de Instalação do A1 que está no link abaixo

http://www.ciespdigital.com.br/index.php/downloads?download=24:instalador-a1-safesignic

Utilize as informações abaixo para emitir seu certificado:

Preencha os campos com a seguinte informação:

ID do Pedido: 20-XXXX-XXXX

Senha de Gerenciamento: 123456

Senha de Levantamento: XXXXXXXX

Continue e aguarde;

Parabéns, o seu certificado já se encontra emitido!

ATENÇÃO:  Mesmo gerando a cópia de segurança (Arquivo P12) no momento da emissão com Safesign, é importante guardar uma cópia de segurança no formato PFX em HD externo ou pendrive.


Siga o passo-a-passo do nosso Manual de Exportação e Importação disponível no link abaixo

http://www.ciespdigital.com.br/index.php/downloads?download=19:exportacao-e-importacao-a1

Senha de Levantamento Errada

A senha de Levantamento de seu certificado encontra-se no e-mail enviado.

Esta senha é gerada automaticamente pelo sistema.

Utilize letras maiúsculas e minúsculas pois o sistema considera a diferença.

Certifique-se que senha a  seja introduzida corretamente.

É possível COPIAR e COLAR caso haja dúvida na digitação.

ID Pedido errado ou sem o “hífen”.

O ID do pedido tem que conter 2 (dois) dígitos "-" 4 (quatro) dígitos "-" e mais 4 (quatro) dígitos sem espaços.

Exemplo: 20-1234-1234

 É possível COPIAR e COLAR caso haja dúvida na digitação.

Exclua o certificado digital que já expirou.

Abra o seu Internet Explorer

Clique na opção Ferramentas / Opções da Internet / Conteúdo / Certificados.


Em seguida selecione o certificado expirado e clique no botão REMOVER.

Através da sua Cópia de Segurança guardada em Pendrive, HD Externo e etc.

Essa cópia poderá ser tanto o arquivo PFX ou P12.

Arquivos com a extensão .CER não possuem chave privada e portanto não poderão ser utilizados para acessar sites que exigem certificado digital ou assinar documentos.

Apenas é permitido uma única vez a emissão do seu certificado, mediante regras da ICP - Brasil.

O seu certificado do Tipo A1 é um certificado em Software (arquivo) que se encontra armazenado em seu computador.


Caso tenha ocorrido a perda do certificado será necessário efetuar a emissão de um novo certificado, sendo-lhe aplicados os respectivos custos inerentes ao tipo de certificado.

1) Verifique se em seu computador já foi instalado o programa Safesign ou Safesign IC.

Se a resposta for sim, ele deve ser desinstalado para que a versão mais recente disponível em nosso site possa ser instalada.

2) Caso não encontre o programa Safesign, faça a instalação seguindo as instruções clicando em SUPORTE /  INSTALE AQUI

Faça o seguinte procedimento:

1) Clique no menu iniciar, todos os programas, localize a pasta safesign Standard, e clique 2 vezes no icone SafeSign IC.

2) Em Token, clique 1x em seu certificado e clique em Listar de Objetos do Token.

3) Clique 1x no certificado que aparece com o seu nome e no menu do lado direito clique em "Registrar no Windows"

4) Insira a senha PIN e confirme o registro.

5) Tente acessar novamente o e-CAC - https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

O certificado já foi emitido.

Abra o seu Internet Explorer clique na opção Ferramentas / Opções da internet / Conteudo / Certificados.

Localize o certificado e confirme a data de validade.

Se o certificado não foi encontrato, provavelmente ele foi emitido em outro computador.

Verifique se mais pessoas tem acesso ao e-mail que recebeu as instruções de Emissão do Certificado A1

O Utilitário de Administração de Token SafeSign IC permite desbloquear quando este está bloqueado.
Note que o item Desbloquear PIN só estará disponível quando o PIN estiver bloqueado. Se não for o caso, o item aparecerá inativo.

Para desbloquear o PIN, selecione Desbloquear PIN do menu Token.

Insira o PUK, um novo PIN e confirme o novo PIN.
Apenas quando inserir o PUK correto e o novo PIN coincida com a respetiva confirmação, preenchendo os requisitos de tamanho do PIN, o botão OK ficará disponível.
Clique OK para desbloquear o PIN.

Abra o Safesign IC e clique no botão Configurações (engrenagem).

Clique em Configurar Firefox. Selecione a Versão instalada e clique no botão Instalar.

Após a instalação reinicie o computador e tente acessar o e-CAC com o Firefox.

No SafeSign na tela inicial o aplicativo irá listar o dispositivo conectado em “Nome do Token ou leitor”, certifique se que sua mídia esteja listada.

1. Com seu certificado conectado, acesso o menu lateral direito na opção “Gerenciar PIN/PUK”.
2. A tela seguinte irá trazer a opção de alterar o PIN ou PUK escolha a desejada.
Obs:  Para fazer a alteração sempre será solicitada a senha atual e a nova senha.

Atenção:

Caso a senha atual venha a ser digitada incorretamente 3 (três) vezes a mesma será bloqueada, tendo a necessidade de utilização da Senha PUK para desbloquear a senha PIN

Não é possível fazer o desbloqueio da senha PUK caso venha a ocorrer.

Seu certificado foi instalado e está funcionando corretamente.

Alguns sites necessitam de configurações adicionais em seu navegador e/ou no JAVA para poder funcionar com certificado digital

Para isso, recomendamos a leitura de alguns sites e BLOGs que trazem dicas importantes de como realizar esse procedimento.

http://www.llconsult.com.br/nll/2014/n1400129.htm

http://certificard.com.br/blog/erro-o-cns-requer-utilizacao-do-plug-in-java-1-5-0-ou-superior/

http://suporte.r7tecnologia.com.br/hc/pt-br/articles/200772814-Conectividade-Social-Aplica%C3%A7%C3%A3o-Bloqueada-por-Defini%C3%A7%C3%B5es-de-Seguran%C3%A7a-Java-

Seu certificado foi instalado e está funcionando corretamente.

Alguns sites necessitam de configurações adicionais em seu navegador e/ou no JAVA para poder funcionar com certificado digital.

Para isso, recomendamos a leitura de alguns sites e BLOGs que trazem dicas importantes de como realizar esse procedimento.

http://genti.com.br/coleta-web-nao-funciona-saiba-como-configurar-o-coleta-online-da-rfb/

 Seu certificado foi instalado e está funcionando corretamente.

Alguns sites necessitam de configurações adicionais em seu navegador e/ou no JAVA para poder funcionar com certificado digital.

Para isso, recomendamos a leitura de alguns sites e BLOGs que trazem dicas importantes de como realizar esse procedimento.

https://www.blogdainformatica.com.br/cadastro-sincronizado-aplicacao-bloqueada/

Fizemos uma pesquisa no portal do SISCOMEX e encontramos algumas orientações/sugestões:

Com o e-CPF do Representante Legal da empresa tente acessar o endereço abaixo:

http://portal.siscomex.gov.br/lista_sistemas_view?p_cat=ecf73d4f-ad18-4e3f-96f2-be6b8d2aa626

Cadastro de Representante Legal

https://www4.receita.fazenda.gov.br/g33159/jsp/logon.jsp?ind=07

ou

Cadastro Aduaneiro

https://www36.receita.fazenda.gov.br/cadastro_aduaneiro/public/pages/security/login_internet.jsf